Professor

Sugestão de Roteiro



TRABALHO COM O CONTO OS TRÊS PORQUINHOS


A definição de Objetos Educacionais abrange propriedades da utilização dos recursos digitais com fins ao suporte de ensino (WILEY, 2000, p. 3). Com caráter inovador, não equivale a uma definição restrita, pois não há um consenso universalmente aceito sobre sua terminação.
Em práticas de uso, surgidas no século XXI, podes traduzir um Objeto Educacional como todo e qualquer material em mídia, animação, um simulador de conteúdos ou uma simples apresentação de slides que vise uma aprendizagem específica de uma área do conhecimento.
Dessa forma, procuramos compreender sua finalidade e propor a criação de objetos em torno dos contos de fadas para permitir que professores e estudantes explorassem conceitos dessas áreas por meio dos instrumentos que os direcionam e dão feedback por meio de práticas pontuais, por isso procuramos investigar fontes que nos apontassem a preferência literária dos estudantes da Rede Municipal da Educação de Curitiba, conforme gráfico abaixo:
Figura 1
Fizeram parte da pesquisa as bibliotecas inauguradas entre o ano de 2004 a dezembro de 2010, totalizando 176 bibliotecas entre escolas e faróis. Com esse demonstrativo passa à elaboração de atividades geradas pelo programa Jclic para que estudantes e professores trabalhassem online aprofundando o conhecimento literário, gramatical e tecnológico.
O software de autoria, criado por Francesc Busquest em espanhol e catalão, com funcionalidades que podem ser agregadas às diversas áreas do conhecimento foi utilizado para gerar atividades educativas multimídia como quebra-cabeças, associações, enigmas, estudo de texto, palavras cruzadas, entre outros, formuladas pela linguagem Java, o que permitiu sua divulgação em espaços da web, disponível no seguinte endereço: www.testejclic.blogspot.com.
Cada atividade sequenciará ações que se dão de forma contínua e gradativa, ou seja, em uma estruturação de atividades em que o professor pode prever objetivos estabelecidos para a aprendizagem dos conteúdos mediados.
Primeiramente, será exposto aos estudantes folhetos de propaganda, revistas ou jornais que mostrem tipos de moradias, em geral, como casebre, sobrado, apartamento, oca, etc., de preferência com preços e descrição de materiais, para a realização da atividade. Essa exposição será realizada com a navegação de sites de busca.
A história escolhida para fundamentar o trabalho de Objetos de Aprendizagem para uma linguagem matemática literária será o conto Os Três Porquinhos. Tal conto sempre chama a atenção de muitos por ser um conto tradicional mediado por gerações ao longo da história.
A narrativa será animada pelo programa Micromundos e, por meio delas  serão abertas atividades para intervenções e manifestações dos estudantes procurando integrá-los à narrativa. Com a narrativa e os exercícios serão mediadas propostas aos estudantes algumas situações-problema que contextualizem as passagens da história e onde a Matemática está presente e que se relaciona ao cotidiano.
A primeira envolve a descrição do tipo de construção que cada porquinho utilizou na história. Incluindo espaço para navegação dos estudantes pelos  tipos de moradia que a cidade de Curitiba possui. Na segunda e terceira, devem se colocar no lugar de um dos porquinhos e escolher no material trazido as diversas peças e acessórios a serem utilizados na construção das casas, colocando os respectivos preços em cada um. Os estudantes podem escolher em lugar de quem gostariam de se imaginar (contrutor da casa de palha, de madeira ou de tijolos).  Na quarta, devem atribuir-lhe um valor, o que alguns já podem ter feito na situação anterior. Na quinta, será considerada a possibilidade de alugar ou comprar uma casa. Neste caso, os estudantes devem fazer a conta dos gastos para cada caso e verificar em qual situação gastaria mais. Feitas as contas, colocam esses valores num gráfico de colunas para comparar o preço total em cada construção. Na sexta, os gastos totais em um gráfico. No que segue explicitam-se as situações na forma colocadas para os estudantes. Resumindo:
Situação-Problema 1: Para construir uma casa, quanto gastaria? Escolha uma das três e faça as contas.
Situação-Problema 2: Escolha nos folhetos os materiais necessários para a construção de uma casa ou apenas um cômodo dela. Recorte com o preço e calcule quanto você gastaria.
Situação-Problema 3: Vídeo Diálogo Geométrico e Nas Malhas da Geometria na TV Multimídia para apresentar e revisar os conteúdos de Geometria e Grandezas e Medidas. No papel milimetrado trabalhamos com os alunos a  visualização dos submúltiplos do metro quadrado fazendo a marcação do milímetro quadrado, centímetro quadrado e decímetro quadrado.
Situação-Problema 4: Através de atividades práticas levar o aluno a calcular a área de figuras planas como pisos, lajotas, área da sala de aula, dos cômodos de sua casa. Em situações problemas levam os alunos a perceberem que diferentes unidades de medidas podem representar a mesma área, reconhecerem que a medida de uma superfície representa a área, transformarem as unidades de medidas metro quadrado em centímetro quadrado e vice-versa e calcularem através de fórmulas a área de superfícies planas.
Situação-Problema 5: Nessa etapa a partir da exploração, os alunos observam o Objeto de Aprendizagem Construtora RIVED (criada no Jclic), entre eles o recurso Curiosidades que mostra um pouco sobre a História da Geometria, o recurso e o que é área?.
Situação-problema 6: Simulação de planta baixa. Para aproximar o objeto de aprendizagem com a realidade do estudante a ferramenta abre espaço para que ele possa recriar sua moradia ou modificá-la com os recursos do software.

REFERÊNCIAS

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo:Cultrix, 1982

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
MARTINS, M. H. O que é leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.